quinta-feira, 3 de maio de 2012


Texto Argumentativo

TICs na Educação

     A educação está em constante mudança, essa mudança é contínua e fruto da reflexão de professores e alunos, e não uma imposição do sistema educacional. O professor deve desenvolver novas potências e habilidades em seus alunos, tornando os capazes de sobreviver no mundo globalizado perceberem-se como construtores das suas próprias histórias, capazes de aprender a aprender, numa atualização constante, na qual a imagem da TV, do vídeo e computados tem papel significativo.
Ao optar por determinada maneira de utilizar as tecnologias, o ser humano revela sua forma de ver e interpretar o mundo e se posicionar diante dele, como sujeito histórico de seu tempo e lugar. A mesma tecnologia ou o mesmo conhecimento que enriquecem o saber humano favorecem novas conquistas e geram a evolução, a libertação e a transformação da sociedade.
     Não há porque negar, entretanto, que hoje em dia a expressão tecnologia na educação é empregada, dificilmente se pensa, em giz ou quadro negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículo e programas, normalmente quando se usa a expressão a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes (e de algumas antigas) especialmente depois do enorme sucesso comercial e da internet.
     Há pouco tempo os educadores do Brasil têm usado as TICs, em sala de aula. As aulas tradicionalistas muito pouco se apropriam dos recursos que as TICs proporcionaram como elemento renovador das mídias no processo ensino-aprendizagem. Não é a salvação da educação brasileira, contudo tem contribuído para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
     Não basta ter a tecnologia é preciso saber uso dela, para tirar melhor proveito, quando a questão é educação. Criar um projeto não basta, é preciso planejá-lo para saber o momento certo de fazer uso dele.
     As TICs nos dias de hoje, fazem parte do nosso dia-a-dia. Na escola, no emprego e até mesmo em pequenas atividades do nosso cotidiano. Não foram anunciadas, foram entrando em nossas vidas devido a crescente necessidade de evolução e de comunicação.
     Há que fazer então uma utilização das TICs, muito controlada, de forma a conseguir tirar vantagens, resultados positivos nos processos de aprendizagem, resalvando a ideia de que o seu uso excessivo ou desmotivação pessoal.
     Será sempre vantajoso existir o apoio das TICs no processo de ensino e de aprendizagem, dado que estamos na era da informação e como tal é importante adquirir competências através desta, tendo em conta o importante papel das velhas competências, que nunca serão dispensáveis.


Autoras: Michele Oliveira, Elizângela Costa, Claudiane Oliveira e Adriana Borges.


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